terça-feira, 30 de novembro de 2010

O que rolou na Oficina de Redes Sociais na Prática


O dia 25/11 foi um marco na vida do blog por conta do seu primeiro evento. Quando tive a ideia de criar o blog sempre passava pela minha cabeça realizar eventos que pudessem ajudar os novatos mostrando na prática a nossa profissão, mas confesso que imaginava que chegaria nessa etapa do blog só no ano que vem.
A parceria com o IESAM mais especificamente com a coordenadora do curso de Multimidia Milena Albuquerque e a coordenadora do curso de Relações Públicas Silvia Reis, foi vital para a realização do evento, em parceria com ele tivemos uma estrutura de espaço e equipamentos para as dinâmicas da oficina, além de um preço acessível.

Bem, agora deixemos de bla bla bla e vamos ao que interessa

Tivemos na oficina 8 participantes, que para nós foi muito porque queríamos poucas pessoas para poder dar total atenção e tirar todas a dúvidas.
A oficina foi dividida em duas etapas. A primeira etapa apresentou alguns conceitos sobre redes sociais e a profissão de Analista de Mídias Sociais. Na segunda etapa houve 4 dinâmicas de práticas de criação de estratégias para Redes Sociais.

Dinâmica 1- Apresentação
Os participantes foram divididos em duplas, tinham um tempo para se conhecerem e depois criarem uma apresentação em 200 caracteres sobre o parceiro. A dinâmica teve o objetivo de mostrar a importância de ser relevante e sucinto.

Dinâmica 2- Interação entre pessoas
Nesta dinâmica os participantes foram divididos em grupos onde haviam os trolls, o analista de mídias sociais de uma empresa e usuários neutros. Na dinâmica, o analista de mídias sociais defendia o posicionamento da empresa enquanto os trolls atacavam, os usuários neutros faziam perguntas ou comentários sobre a empresa.
Com esta dinâmica mostramos a importância de interagir com pessoas nas redes e como montar estratégias de conversa com usuários.

Dinâmica 3- Produção de conteúdo
Com o objetivo de mostrar quais elementos são necessários para produzir conteúdo para mídias digitais, dividimos os participantes em dois grupos dando 2 temas para serem trabalhados. Cada equipe deveria produzir um post para um blog fictício usando os recursos existentes na hora, como revistas velhas e lápis de cor.


Dinâmica 4- Produção de conteúdo colaborativo
A quarta e última dinâmica foi para mostrar aos participantes como produzir conteúdo colaborativo e sua importância dentro de uma estratégia para redes sociais.
Durante a dinâmica os participantes produziram um texto, com a opinião de cada um, sobre o tema "Oficina de Redes Sociais na Prática e questionamentos despertados".

A oficina proporcionou mais conhecimento nos fazendo aprender mais sobre mídias sociais tornando-as ferramentas eficazes na comunicação. Ela também mostrou que precisamos nos preocupar mais com a apresentação nas mídias sociais, estar atento aos benefícios e malefícios, descobrindo e compartilhando o que é relevante além de gerar reflexão dessas novas dinâmicas da comunicação. (texto produzido pelos participantes da oficina)




Se não deu para você participar da oficina ou quer rever de novo disponibilizamos o ppt da oficina para você




Este foi o primeiro evento, de muitos que virão, para ajudar os profissionais da nossa área, agradecemos a participação de todos e enquanto o próximo eventos não sai continue lendo o nosso blog.

Editores do Camisa Nova.

6 Comentários:

Jussara Rocha disse...

Vida longa ao Camisa Nova e aos eventos relacionados!!
Parabéns meninos!!!

Anônimo disse...

parece ter sido legal.
não deu para eu ir, mas deu pra entender mesmo sem ter estado lá.
quando vai ter outra?

Unknown disse...

Eu fui...
E sem dúvida, meu tempo foi precioso.Na próxima vou de novo.
Valeu gente..

bjos

Artur Araújo disse...

Olá, estamos programando para janeiro a mesma oficina para quem não pode ir.

E uma nova oficina com uma duração maior onde abordaremos outros pontos seguindo o mesmo modelo teoria, prática e discussão após cada tópico apresentado.

Artur Araújo disse...

Obrigado Jussara e Regiane, fico feliz que tenham gostado.

Gostei muito da participação e produção dos participantes.

Parabéns a todos e até a próxima.

José Calazans disse...

Faço das palavras do Artur as minhas.
A participação e a produção de todos foi sensacional.
Em janeiro espero contar com todos.

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO