segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Redes sociais por profissionais em ocasiões não profissionais

Em minha primeira contribuição para o Camisa Nova, a pedido do editor Calasanz irei falar sobre uso das redes sociais por profissionais em ocasiões não profissionais.

Com frequência lemos na internet casos de profissionais que por usos inadequados perderam seus empregos ou criaram uma imagem negativa para si. Com isso criou-se um mito que o profissional só deve usar suas redes para uso profissional, não podemos brincar, mandar links com vídeos e piadas, pois logo seremos criticados.

Twitter, Orkut, facebook entre outros são mídias sociais, foram feitos para interagir e nem só de trabalho vive o ser humano (bem alguns não... mas é outro caso), também temos nossos amigos, familiares e nossos hobbies. Muitas vezes nossos clientes e colegas de trabalho também são nossos amigos, e não podemos virar uma máquina de trabalho e ignorar certos comentários e postagens divertidas, pois aí pareceríamos uns “Caxias”.

Ok! Mas e o que fazer? Assim como na vida real, na vida virtual devemos saber dividir as coisas e usar o bom senso, alguns dizem que se deve ter dois perfis, um profissional e outro pessoal, mas você não é o mesmo? Ou tem uma cópia de si mesmo trabalhando no seu lugar?

Como disse, o lance é bom senso. Um amigo seu deu uma mancada, nada demais tirar uma gracinha dele desde que não ofenda outras pessoas por tabela. Outra coisa,assim como certos assuntos você não conversaria em um lugar público, certos assuntos não devem ser tocados em redes sociais abertas. Também não seja um chato, nada de papo pessoais muitos longos em twitter, facebook ou outras mídias públicas, você irá poluir a TL de alguém, para isso existe o MSN, Gtalk, DM etc.

Personalidade. Isso que se deve ter em suas redes. Isso que fará as pessoas se interessarem por você e dialogar. Mas ainda falando de personalidade, elas também serviram como base para muita gente tentar lhe compreender e lhe classificar, ou seja, nada de comunidades e grupos que venham denegrir sua imagem ou ofenda alguém.

Bom trabalho e boa diversão!

10 Comentários:

José Calazans disse...

Seja bem vindo Artur.
Quando te convidei para entrar no projeto eu sabia que postaria textos muito interessantes e relevantes que agregam valor aos estudantes de pubs.
Até o próximo post.

Jussara disse...

Gostei do texto,mto relevante!! Faltou um lembrete: quem revisou heim heim heim???
Brincandeira meninos!! Bjus a vcs!!

Artur Araújo disse...

kkkkkk
Oka oka Como prezo por minha segurança acrescento:
Revisado por Jussara Rocha

Joyce disse...

parabéns a todos!! o texto foi bem escrito e revisado de modo exemplar!!ai ai meus filhos estão crescendo!! kkkk

fmachs disse...

O trecho do seu texto sobre "sujar a TL de alguém" é um extremo infeliz.

E infelizmente, ainda existe muito exagero e paranoia nessa questão de "profissionalismo em ocasiões não-profissionais".

O motivo?

Suspeito que exista um falso entendimento do que são e de como deveriam ser essas relações sociais, em um meio digital. E aposto que elas não são, meramente, uma cópia das relações do mundo real. Fica impossível pensar em como uma coisa deveria ser, se você não souber como ela é.

Sendo assim, não querendo ser chato mas, já o sendo, as bases desse profissionalismo são questionáveis.

Meus 2cents.

Artur Araújo disse...

Fábio, interessante, para não dizer provocante sua colaboração, mas gosto disto.
Afinal nenhuma opinião é dita como verdadeira em ciência alguma, ainda mais quando se falamos em relacionamento interpessoal.

E apresento abaixo o porque não posso concordar com você
Por parte...

Primeiro não considero "poluir a TL de alguém" um comentário infeliz, pois não é uma frase minha, não sou o único que pensa assim, várias pessoas costumam se queixar da quantidade de baboseiras que as pessoas costumam colocar em suas redes sociais e dificulta a leitura mais ampla de que todos estão escrevendo.

Segundo falar sobre relacionamentos nas redes sociais ainda é um assunto muito controverso, mas gosto de usar a frase do Calasanz onde ele diz que "Vida real é o alimento da vida virtual" e não o contrario, as mídias digitais são "mídias" e sim refletem o que somos, as vezes adulterado ou fantasiado (uma pena para quem usa assim) mas no fundo são pedaços de nossas personalidades em outros meios.

E por fim, Sim, foi muito chato, não pelos comentários mais por ficar apenas nas criticas e não ir além no seu pensamento.

Favor apresente bases de profissionalismo.

fmachs disse...

Eu não vou entrar no mérito da "TL suja", porque seria um comentário, realmente extenso, sobre comportamento.

Mas sobre o que você levantou...

Entenda que não estou criticando gratuitamente. Mas em comunicação, existe muito "oba oba"; pouquíssimo interesse acadêmico, como base, para as tomadas de decisão; e um descompromisso, até desconcertante, com a mensagem dessa comunicação.

É isso que salta aos olhos.

Então, a dúvida central do meu questionamento - que fica - é sobre em quê se pautam essas decisões desse profissional.

Essa é a falta de entendimento, do comentário anterior, à qual eu me refiro; é isso que faz questionável essas ações de comunicação - em especial, na rede.

Caricaturando a situação, tem muito lobo tentando se vender em pele de cordeiro (não me refiro a você :D).

Mas, se serve de consolo, Design sofre do mesmo mal; e talvez pior, porque os profissionais - alguns - nem tem formação em design. São formados em comunicação - não questiono a interdisciplinariedade, só a falta de bases em design.

Artur Araújo disse...

Olá Fabio, o objetivo do post é desmistificar a idéia que um profissional deveria criar um personagem perfeito e não ter sua própria personalidade falando o que gosta independente de ser de agrado da maioria, claro que com certos cuidados.

Acho que seus comentários são interessantes mas no local errado, para não gerar ruido na comunicação que tal levar a discussão para outros textos.

1- Te proponho a fazer um post sobre a base que um design deve ter, gostei do lance que vc diz que alguns Comunicólogos não estão preparados para serem design e ainda acrescento, alguns design não estão preparados para fazer comunicação.
Você escreve e publicamos aqui no Camisa Nova com seu nome.

2- Sobre TL suja, proponho a você ao Cal, a Myla e alguns outros a fazermos um post coletivo sobre o que é escrito no twitter, no facebook, orkut e outras redes sociais. Marcamos o dia e fazemos por msn, wave ou outra ferramenta para reunião online.

Falo isso porque o objetivo do Camisa Nova é proporcionar informação mastigada para um público de estudante por nós que ja temos um certa experiência.

Abraços

fmachs disse...

Por mim tudo bem. Vou trabalhar no 1.
Alguém pode começar o Doc do 2? O @calazans já tem meu gmail.

Artur Araújo disse...

Ok, Fábio, quando tiver pronto me envia pra mim ou pro Calasanz.

Sobre o segundo, estive meio ausente por q tava doente, e acumulei alguns trampos.
Começo ainda essa semana por wave e peço pro calasanz te adicionar.

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO