terça-feira, 21 de setembro de 2010

Estagio não remunerado vale apena?


Provavelmente você já viu um anuncio de vaga para um estágio não remunerado. Alguns tem receio de se candidatar pelo fato de não receber nada em troca e descartam a vaga. Outros preferem nem pensar nessa possibilidade.

- Quem trabalha de graça é relógio! Falam alguns novatos
Muitas vezes um estagio desse tipo pode ser a retirada da pedra que tem no seu caminho e ser aquela tão sonhada experiência que muitos dizem que não tem porque não dão oportunidades.
Sei que é muito escroto receber R$ 0,00 no final do mês, eu já fiz estágio não remunerado e essa grana fez falta, mas essa categoria tem suas vantagens.



1- A Primeira vantagem é a pratica

Por mais que você já tenha feito um curso de illustrator dado pela adobe onde mais você poderá praticar com clientes reais, com problemas reais?
Estágio não remunerado dará a oportunidade de botar em pratica todos os ensinamentos obtidos na faculdade.

2- Fazer o bem para alguém

Geralmente esse tipo de estágio é dado por instituições filantrópicas e ONGs que não possuem verba para pagar um funcionário/estagiário e precisam da contribuição de voluntários.
Muitas dessas instituições precisam de uma identidade visual, criar campanhas para arrecadar fundos e por ai vai. Você pode ajudar e ainda ter peças e cases para montar seu portfólio.
Outro ponto importante é que muitas empresas estão valorizando funcionários que possuem algum trabalho voluntário. Isso mostra que por mais que o indivíduo tenha uma vida atribulada (como publicitário tem uma vida assim) ele é organizado na administração do seu tempo.
Agora, num vale sair por ai se candidatando a voluntário na primeira instituição que você vê. Isso é um trabalho sério e precisa de pessoas comprometidas. Se for só pra montar portfólio e dizer por ai que faz trabalho voluntário é melhor nem passar perto da porta de uma instituição.


3- Experiencia em currículo

Se você já passou pelo drama de preencher a área de experiencia profissional de seu CV e não tem nada, você um dia irá passar. É frustrante não ter o que colocar no currículo. 
E para rechear essa área tem gente que mente o lugar que trabalhou, coloca o armarinho da tia da prima da vizinha.
Um estágio não remuerádo pode ser a experiência que falta para a sua carreira, principalmente quando se quer fazer propaganda pelo lado do cliente.


ATENÇÃO
Muito cuidado ao escolher a vaga que vai se candidatar, tem empresa oferecendo estágio não remunerado em troca de mão de obra barata.
Só aceite um estágio sem dinheiro se tiver as seguintes condições:

- Efetivação após o término do contrato. A empresa precisa ter uma política de efetivação de estagiários caso contrário é pilantragem

- A empresa deve firmar parceria com a sua universidade caso o seu curso seja exigido estagio curricular

- Contrato de estágio.

- Tente negociar o vale transporte, mesmo que seja uma ONG. Se a empresa não puder pagar o vale transporte tente negociar os dias para não ficar tão pesado ao seu bolso.

Estágio não remunerado vale apena, ele contribui para você se inserir no mercado, ajuda a ter comprometimento sem contar a experiência na sua carreira, mais só aceite quando realmente tiver a certeza que haverá um aprendizado durante a sua estada na empresa, pois é preciso ter os dois lados (empresa e estgiário) da equação do aprendizado igualados.

2 Comentários:

Jussara Rocha disse...

Mto bom o Camisa Nova!! Adorei a idéia do blog!! Parabéns!!

Bjooooooooooooooooos!

Camisa Nova disse...

Obrigado jussara.
O blog é para ajuadar pessoas. queromos dar a imformação que todo aluno precisa mas não tem quêm responda pra ele

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO