quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Galvão contrata eu!





Quando você começa a correr atrás de estágio, emprego ou freelancer em publicidade e que você recebe um não bem no meio da cara, vem na sua cabeça àquela seguinte frase: eu podia ter feito outro curso, uma hora dessas eu já tava empregado.









Conseguir um lugar ao sol na pubs (publicidade para os íntimos) é difícil, requer um trabalho muito árduo. Tem que fazer a barba, escovar os dentes montar o portfólio e por ai vai. Sem contar o QI. Aliás, essa é uma das principais discussões nessa área.


QI X QNTF

QI: como todo mundo sabe quer dizer Quem Indica

QNTF: Quem Não Tem Fica Fora


Isso significa que se tu não tiveres uma pessoa para indicá-lo, provavelmente não irás conseguir furar a barreira do mercado.

Papo furado!!!!
Publicidade é um negócio como outro qualquer, portanto precisa de pessoas talentosas e profissionais, não de primos, amigos e filhos de donos de alguma coisa. 
E mesmo que o sobrinho tenha essas características ele precisará rebolar como qualquer outro profissional para se manter no emprego.

Um sobrinho teve uma oportunidade por que conhece ou conheceu uma pessoa que pode dar uma chance, porém se você não conhece pessoas que conhecem pessoas não fique triste.

Você sabe o que é Fura Secretária?


















Não, não é um serial killer de secretárias!




É uma tática do marketing de guerrilha que persiste em criar ações que possam ultrapassar a barreira da mesa das secretárias quando você mandar algo para uma empresa ou pessoa.
Sabe quando você manda seu portifa (portfólio para os íntimos) para uma empresa e nunca mais vê o cheiro dele, ficando sem saber se alguém leu. Pois é, ele provavelmente está na mesa de alguma secretária.

Ai você pensa: Porra, mas o que isso tem haver com as minhas tentativas de arrumar emprego?

Ronaldo Salame em seu Formspring.me recebeu um pedido de estágio de um leitor e a resposta de Salame (ui) foi à seguinte: Como posso dar um estágio para quem eu não conheço?
Um leitor do Blog de Guerrilha perguntou no Formspring.me da Espalhe como conseguir um estágio? A resposta foi uma aula em poucas palavras: “Antes de qualquer coisa, fazer agente saber que você existe, de maneira inusitada ou convencional”.
É pra isso que serve o fura secretária, para trazer visibilidade para você e seu trabalho para quando você for atrás de um lugar ao sol, os contatos sejam mais fáceis e você não fique emperrado na mesa de uma secretária.

Não basta você ter um bom portfólio, ter um site legal se ninguém lê a sua pasta ou visita seu site. 
Se o profissional quer trabalhar com direção de arte, mídia, atendimento ou qualquer outra área da pubs ele precisa, além de um bom portfólio impresso e online, desenvolver formas para chamar a atenção do mercado e furar a barreira da secretári
A era do profissional de propaganda que cria uma pasta e manda para um profissional da agência que você quer trabalhar acabou. Agora você precisa criar formas de mostrar ao mercado que você é capaz de criar, planejar, estruturar, executar e avaliar uma ação (mesmo que você queira trabalhar com uma área específica).

Veja o exemplo de Amelie Beerens. 

Amelie Beerens CV from elie casamitjana on Vimeo.





Ela criou o seu currículo em stopmotion e colocou no Vimeo (uma espécie de youtube muito conhecido lá fora) adivinha o que aconteceu: nós ficamos conhecendo o seu CV aqui no Brasil, porém Amelie não ficou só com CV em stopmotion, ela possui uma vasta imensidão de perfis em redes sociais para aumentar abrangência da sua mensagem, uma busca no Google pelo seu nome você vai encontrar o seu Facebook, Twitter, Linkedin e uma outra infinidade de links falando sobre sua ação. 
Em duas semanas ela recbeu três propostas de emprego e hoje ela trabalha na EMAKINA como diretora de projetos.

Outro exemplo é do publicitário Pedro Sheneider, em 2007 durante um surto de dengue no Rio de Janeiro Pedro criou o projeto “tô livre da dengue”



Havia uma campanha do governo de combate a dengue, entretanto a campanha não causava impacto e precisava ser repassada de uma forma que pudesse chamar atenção para o problema, então Pedro criou uma campanha onde ele andava pela rua, entrava em ônibus e foi até no Maracanã em dia de jogo com uma roupa de apicultor com uma placa escrita “tô livre da dengue”.
Tudo foi fotografado e filmado, em seguida foi criado um álbum no Flickr, perfil no Orkut, canal no Youtube e um blog para sustentar a idéia da campanha.


Como resultado ele conseguiu chamar atenção de veículos locais, teve sua campanha divulgada e não precisou gastar um centavo em compra de mídia.

Eita trabalho da porra!!!!

Deu, deu um trabalhão, mas ele teve sua recompensa. Foi contratado pela Espalhe quando mostrou o seu case para eles. 

Agora veja esse exemplo com pixel e manga.
Quando ainda era estudante, Gustavo Nogueira criou um blog chamado Ato Criativo. Com esse esse blog ele criou uma porção d eventos ligados a temática digital como por exemplo o Muvuca Digital. 



Um evento  que visava mostrar a influência da cultura digital em Belém e conhecer vários casos de utilização criativa – e bem sucedida – das mídias digitais no norte do país.






A partir de seus eventos ele começou a dar palestras sobre planejamento digital até ser chamado para ser gerente de planejamento digital e midias sociais na Gamma Comunicação e recentemente foi convidado para ser professor de novas tecnologias digitais da comunicação na UNAMA.




Os três casos mostram que fazer fura secretária dá um trabalho, mas montar um portifa também dá, porém, ele não garante que alguém irá olhá-lo, por mais que ele seja duca...









fazer uma ação de Fura secretária não garante uma vaga de imediato, mas em qual dos dois casos há mais chances: de ser visto pelo mercado sem conhecer pessoas que conhecem pessoas? E se você fizer as duas coisas: Portfólio, impresso e online, e fura secretária? 

É preciso estar atento aos acontecimentos, as mudanças e atuações do mercado em você querem atuar. Agora pensa, quantas pessoas estão fazendo algo para mostrar que são relevantes para as empresas e agencias de Belém? O que você tem feito para de destacar em nosso mercado? Você consegue perceber o potencial a ser explorado em nossa área e que ninguém está fazendo?
Já que você não sabe onde tem uma vaga, faça os outros abrirem vagas para você, seja fazendo uma ação de FS (fura secretária para os íntimos) ou qualquer outra.
As oportunidades só vêm para os que tentam.
Mexa esse traseiro gordo.

Seja o primeiro a comentar

<<

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO