terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que as agências de Belém querem de você?


Ano passado eu vi um post no CHMKT que falava sobre uma entrevista do Zach Canfield sobre o que as agências realmente procuram nos profissionais em que desejam contratar.
Este é um tema que interessa 10 entre 10 novatos da pubs (pra quem ainda não sabe é publicidade para os íntimos). Afinal quem não esta procurando um trampo, ta querendo saber se está agradando.
Antes de você perguntar quem é esse tal de Zach Canfield nós vamos explicar
Esse cara é o responsável pelo recrutamento e seleção de uma das maiores agências de publicidade do mundo a Goodby Silverstein & Partners.
Zach Canfield deu uma duas entrevistas para a Advertising Age e deu dicas para quem está querendo entrar no mercado e num sabe o que fazer. As dicas são muito interessantes pois não ficam naquela de "monte o seu portfólio e blabla". Elas se focam em uma coisa, você.
Não colocaremos todas as dicas para vocês porque algumas delas não se adequam ao nosso mercado, porém, as que estão abaixo se encaixam perfeitamente. Também coloquei algumas contribuições sobre o que aprendi na base da porrada já que num tinha ninguém pra perguntar.

vamos as dicas

1- Paixão e inteligência
Segundo ele essas são as maiores qualidades que uma agência procura em um novato. Ele diz que se um estudante ainda não tem experiência essa será a sua contribuição para dentro da empresa.
O profissional precisa de amor  pelo que faz e ter sabedoria para conduzir suas tarefas no dia a dia.
Zach afirma que essa  qualidade também é importante para inspirar funcionários veteranos.

2- Faça um bom trabalho 
Parece óbvio dizer isso, mas por ser tão óbvio que esquecemos de fazer.
Zach se refere que fazer um bom trabalho não é apenas ter um bom portfólio, claro que isso ajuda mas não é tudo, você deve ter um bom design de currículo.
- Como assim Bial?
 Cara, se tu queres ser diretor de arte, designer, web designer e o escambal a quatro, do que adianta ter um portfólio fodástico se teu currículo esta em uma pagina em preto e branco no word? E se quiser ser redator, será que seu texto do seu CV explicando motivo pelo qual quer trabalhar e convincente? 
Clica nesse link do OB  e presta atenção no anúncio dessa vaga que pede currículo e portfólio.

3- Visão do todo
O profissional precisa da noção de várias áreas da pubs, experiência em mídias digitais e de massa e entender de negócios.
Mesmo que você queira ser um redator, tem que ter noção de design, tem vezes que você só consegue explicar o texto mostrando ele no layout e vice verça.
Ok! Sei que isso é pedir demais para um iniciante, mas dá para começar aprendendo perguntando para os colegas de sala que já trabalham em agências, caçando blogs de publicidade e por ai vai.

Sendo Sincero 

Como disse antes, por essas dicas serem de um profissa de fora do país parecem fora da nossa realidade, mas é só impressão.
Acreditem eu já fiz concorri a uma vaga em  agência que antes de conversar com o diretor de criação eu tive que passar por uma entrevista em uma empresa de recrutamento. Lá por incrível que pareça me perguntaram coisas nada  haver com nossa área. Rolou até um teste psicoténico. Contudo. quando fui estagiar em uma cooperativa (sim, também a vida publicitária fora das agências) se eu não estivesse preparado sabendo dessas dicas eu tinha dançado na vaga.
É lógico que  nem todas as agências de Belém irão procurar essas características nos seus profissionais, mas é melhor ficar sabendo logo. Nunca sabemos o dia de amanhã.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO