terça-feira, 21 de setembro de 2010

Qual a diferença entre Diretor de Arte e Designer?


Quando estamos no começo da vida de estudante da pubs (publicidade para os íntimos) muitas duvidas pairam sobre nossas cabeças.

Lendo o Blogcitário eu encontrei esse poste que fala sobre a a diferença entre Diretor de Arte e Designer. Achei super interessante e resolvi republicá-lo aqui para tentar diminuir algumas duvidas das cabeças de vocês.


  "Hoje vou mexer em um assunto que deve gerar muitos debates nos comentários como aconteceu sobre a diferença entre publicidade e propaganda. Agora tentarei explicar porque diretor de arte e designer não é “tudo a mesma coisa”, como muita gente pensa.

Por envolver materiais gráficos, é até compreensível que alguns clientes digam que conhecem um “designer” que pode fazer panfletos, banners, anúncios e outros materiais publicitários a preço de banana. Mas quem é formado na área certamente se incomoda com este equívoco.

O designer precisa mostrar, através de suas criações, o conceito da marca ou projeto do qual ele está trabalhando. Ao contrário do que muita gente pensa, não basta ficar na frente do computador desenhando qualquer coisa aleatoriamente. O profissional se baseia em conceitos de Psicologia, Semiótica e a teoria das cores. O trabalho do designer é decisivo para as embalagens dos produtos, pois é praticamente a única arma que as empresas têm para seduzir o consumidor no ponto-de-venda. Quem nunca ficou com vontade de comprar algo só por causa da embalagem?
Já o diretor de arte é responsável por criar o layout dos anúncios da campanha. É o responsável por deixar a campanha coerente em todas as mídias. Ou seja, ele deve estar atento para um banner da web não esteja com layout diferente do anúncio do jornal. É ele quem vai coordenar qual é a melhor diagramação entre o texto e imagem e deixar tudo “redondinho”.

Acredito que a principal causa para essa confusão são as atribuições que algumas agências dão a esses profissionais. Enquanto a criação de uma logotipo deveria ser feita por um designer, é muito comum o diretor de arte fazer esse trabalho. E, muitas vezes, sem o manual de identidade visual, parte vital deste processo criativo.
Como disse no início, é um assunto delicado e que tem muitas definições. Caso você tenha a sua própria, fique à vontade para enriquecer o debate nos comentários."

E ai deu pra tirar algumas duvidas? Vocês concordam com a definição do blog?
Façam como os leitores do Blogcitário deixem os seus comentários sobre o que vocês acharam. Sua opinião é muito importante para nós (cliche né? É eu sei, mas eu tava sem criatividade pra terminar o texto)

Para ler o post original clique aqui

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO