sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O que as agências de Belém querem de você- Parte II. Glauco Lima



Quando escrevi o  post sobre O que as agências de Belém querem de você? ele teve uma boa aceitação, entretanto fiquei neurado pelo fato das dicas não serem de um profissa local.
Para eu ficar relax e dar uma informação mais próxima da nossa realidade perguntei para alguns profissionais da mangueirosa  "O que as agências de Belém querem de você".
O primeiro a responder foi o Glauco Lima, publicitácio (lógico!) e ex sócio-diretor da DC3 Marketing e Comunicação
Passa o pano nas dicas.

"Bem, eu não tenho um estudo sobre a opinião do conjunto das agências do Pará. Mas vou falar por mim. Eu espero que o cara esteja muito bem informado sobre o mundo, a vida, a cultura, a economia, a política, não precisa saber tanto das propagandas, dos anúncios, mas saber sobre a roda do mundo. É preciso que esteja disposto a fazer de tudo ligado ao ofício, desde as tarefas aparentemente mais insignificantes. 
Tudo é aprendizado. 
É preciso gostar da vida, de um partido politico, de uma mulher, de uma arte, de um esporte, ter alguma paixão. Não se preocupe com salário logo. Lembre que numa boa escola você paga pra aprender. Num estágio você aprende sem pagar. Não espere os modelos tradicionais de oportunidade, o jovem pode se oferecer para ser o marketing de uma ONG, sem ganhar nada e apresentar isso no portifólio. Tem muito mais valor do que anúncios "geniais" criados para situações fantasma."

Espero que as dicas tenham sido valiosas.

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quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dica de Leitura- OMNIBUS- A história da publicidade em ônibus desde 1851


Se tem uma dica que todo publicitário de sucesso dá é "leia muito". Ná nossa área existe uma carência de livros que falam sobre temas expecíficos.
Então juntando a fome com a vontade de comer vou lançar  a coluna Dica de  Leitura . Toda semana, sempre as quintas, postarei dicas de livros, sobre publicidade ou não, para ajudar a aumentar a bagagem cultural.
A primeira dica é  o livro da publicitária Teresinha M Abreu.
OMNIBUS- A história da publicidade em ônibus desde 1851 é fruto de anos de pesquisa nessa.
Não vou fazer uma resenha do livro porque o título diz tudo, mas ele tenta preencher essa carência que temos em encontrar livros que contam a história da propaganda.
Passa o pano
Pra ver grandão é só passar o mouse em cima e clicar em Viw in fullscream

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terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que as agências de Belém querem de você?


Ano passado eu vi um post no CHMKT que falava sobre uma entrevista do Zach Canfield sobre o que as agências realmente procuram nos profissionais em que desejam contratar.
Este é um tema que interessa 10 entre 10 novatos da pubs (pra quem ainda não sabe é publicidade para os íntimos). Afinal quem não esta procurando um trampo, ta querendo saber se está agradando.
Antes de você perguntar quem é esse tal de Zach Canfield nós vamos explicar
Esse cara é o responsável pelo recrutamento e seleção de uma das maiores agências de publicidade do mundo a Goodby Silverstein & Partners.
Zach Canfield deu uma duas entrevistas para a Advertising Age e deu dicas para quem está querendo entrar no mercado e num sabe o que fazer. As dicas são muito interessantes pois não ficam naquela de "monte o seu portfólio e blabla". Elas se focam em uma coisa, você.
Não colocaremos todas as dicas para vocês porque algumas delas não se adequam ao nosso mercado, porém, as que estão abaixo se encaixam perfeitamente. Também coloquei algumas contribuições sobre o que aprendi na base da porrada já que num tinha ninguém pra perguntar.

vamos as dicas

1- Paixão e inteligência
Segundo ele essas são as maiores qualidades que uma agência procura em um novato. Ele diz que se um estudante ainda não tem experiência essa será a sua contribuição para dentro da empresa.
O profissional precisa de amor  pelo que faz e ter sabedoria para conduzir suas tarefas no dia a dia.
Zach afirma que essa  qualidade também é importante para inspirar funcionários veteranos.

2- Faça um bom trabalho 
Parece óbvio dizer isso, mas por ser tão óbvio que esquecemos de fazer.
Zach se refere que fazer um bom trabalho não é apenas ter um bom portfólio, claro que isso ajuda mas não é tudo, você deve ter um bom design de currículo.
- Como assim Bial?
 Cara, se tu queres ser diretor de arte, designer, web designer e o escambal a quatro, do que adianta ter um portfólio fodástico se teu currículo esta em uma pagina em preto e branco no word? E se quiser ser redator, será que seu texto do seu CV explicando motivo pelo qual quer trabalhar e convincente? 
Clica nesse link do OB  e presta atenção no anúncio dessa vaga que pede currículo e portfólio.

3- Visão do todo
O profissional precisa da noção de várias áreas da pubs, experiência em mídias digitais e de massa e entender de negócios.
Mesmo que você queira ser um redator, tem que ter noção de design, tem vezes que você só consegue explicar o texto mostrando ele no layout e vice verça.
Ok! Sei que isso é pedir demais para um iniciante, mas dá para começar aprendendo perguntando para os colegas de sala que já trabalham em agências, caçando blogs de publicidade e por ai vai.

Sendo Sincero 

Como disse antes, por essas dicas serem de um profissa de fora do país parecem fora da nossa realidade, mas é só impressão.
Acreditem eu já fiz concorri a uma vaga em  agência que antes de conversar com o diretor de criação eu tive que passar por uma entrevista em uma empresa de recrutamento. Lá por incrível que pareça me perguntaram coisas nada  haver com nossa área. Rolou até um teste psicoténico. Contudo. quando fui estagiar em uma cooperativa (sim, também a vida publicitária fora das agências) se eu não estivesse preparado sabendo dessas dicas eu tinha dançado na vaga.
É lógico que  nem todas as agências de Belém irão procurar essas características nos seus profissionais, mas é melhor ficar sabendo logo. Nunca sabemos o dia de amanhã.

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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Prêmio Máquina Multimidia


Você que está ai recém formado, doido pra arrumar um trampo e num sabe onde pedir. A Máquina PR lançou um concurso em comemoração aos seus 15 anos de existência para escolher o seu novo treinee. Ela derá vaga na empresa, um cruzeiro de três noites e mais 2 mil reais para o vencedor
Esse concurso é praticamente um teste de seleção. Você precisa criar um projeto multimidia onde o mote é como você apresentaria a Máquina?
Vale qualquer mídia, seja um spot, vídeo, anuncios ou o escambal a quatro.
As regras do concurso são as seguintes:


- Está aberto aos participantes maiores de 18 (dezoito) anos de idade, que estejam no penúltimo ou último ano de curso superior ou que sejam recém-formados (até dois anos).
Os cursos superiores são: Comunicação Social, Publicidade, Relações Públicas, Jornalismo, Administração, Rádio e TV, Desenho Industrial, Economia, TI e Cinema.

-Todos os trabalhos deverão conter conteúdo institucional sobre os 15 anos do Grupo Máquina.

- Enviar um trabalho nos seguintes formatos:
a) vídeo pelo http://www.youtube.com/ com 1 minuto de duração,
b) foto, montagem fotográfica, anúncio ou desenho, pelo próprio site, na área de inscrição, formato jpg.
c) áudio de no máximo 1 minuto somente para spot, pelo http://www.4shared.com/

As incrições e o regulamento estão no hotsite da promoção www.premiomaquina.com.br.

Abaixo o vídeo da promoção.



E ai se interessou? Tá afim? Então se escreve. Parado é que não pode ficar

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terça-feira, 21 de setembro de 2010

Qual a diferença entre Diretor de Arte e Designer?


Quando estamos no começo da vida de estudante da pubs (publicidade para os íntimos) muitas duvidas pairam sobre nossas cabeças.

Lendo o Blogcitário eu encontrei esse poste que fala sobre a a diferença entre Diretor de Arte e Designer. Achei super interessante e resolvi republicá-lo aqui para tentar diminuir algumas duvidas das cabeças de vocês.


  "Hoje vou mexer em um assunto que deve gerar muitos debates nos comentários como aconteceu sobre a diferença entre publicidade e propaganda. Agora tentarei explicar porque diretor de arte e designer não é “tudo a mesma coisa”, como muita gente pensa.

Por envolver materiais gráficos, é até compreensível que alguns clientes digam que conhecem um “designer” que pode fazer panfletos, banners, anúncios e outros materiais publicitários a preço de banana. Mas quem é formado na área certamente se incomoda com este equívoco.

O designer precisa mostrar, através de suas criações, o conceito da marca ou projeto do qual ele está trabalhando. Ao contrário do que muita gente pensa, não basta ficar na frente do computador desenhando qualquer coisa aleatoriamente. O profissional se baseia em conceitos de Psicologia, Semiótica e a teoria das cores. O trabalho do designer é decisivo para as embalagens dos produtos, pois é praticamente a única arma que as empresas têm para seduzir o consumidor no ponto-de-venda. Quem nunca ficou com vontade de comprar algo só por causa da embalagem?
Já o diretor de arte é responsável por criar o layout dos anúncios da campanha. É o responsável por deixar a campanha coerente em todas as mídias. Ou seja, ele deve estar atento para um banner da web não esteja com layout diferente do anúncio do jornal. É ele quem vai coordenar qual é a melhor diagramação entre o texto e imagem e deixar tudo “redondinho”.

Acredito que a principal causa para essa confusão são as atribuições que algumas agências dão a esses profissionais. Enquanto a criação de uma logotipo deveria ser feita por um designer, é muito comum o diretor de arte fazer esse trabalho. E, muitas vezes, sem o manual de identidade visual, parte vital deste processo criativo.
Como disse no início, é um assunto delicado e que tem muitas definições. Caso você tenha a sua própria, fique à vontade para enriquecer o debate nos comentários."

E ai deu pra tirar algumas duvidas? Vocês concordam com a definição do blog?
Façam como os leitores do Blogcitário deixem os seus comentários sobre o que vocês acharam. Sua opinião é muito importante para nós (cliche né? É eu sei, mas eu tava sem criatividade pra terminar o texto)

Para ler o post original clique aqui

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Estagio não remunerado vale apena?


Provavelmente você já viu um anuncio de vaga para um estágio não remunerado. Alguns tem receio de se candidatar pelo fato de não receber nada em troca e descartam a vaga. Outros preferem nem pensar nessa possibilidade.

- Quem trabalha de graça é relógio! Falam alguns novatos
Muitas vezes um estagio desse tipo pode ser a retirada da pedra que tem no seu caminho e ser aquela tão sonhada experiência que muitos dizem que não tem porque não dão oportunidades.
Sei que é muito escroto receber R$ 0,00 no final do mês, eu já fiz estágio não remunerado e essa grana fez falta, mas essa categoria tem suas vantagens.



1- A Primeira vantagem é a pratica

Por mais que você já tenha feito um curso de illustrator dado pela adobe onde mais você poderá praticar com clientes reais, com problemas reais?
Estágio não remunerado dará a oportunidade de botar em pratica todos os ensinamentos obtidos na faculdade.

2- Fazer o bem para alguém

Geralmente esse tipo de estágio é dado por instituições filantrópicas e ONGs que não possuem verba para pagar um funcionário/estagiário e precisam da contribuição de voluntários.
Muitas dessas instituições precisam de uma identidade visual, criar campanhas para arrecadar fundos e por ai vai. Você pode ajudar e ainda ter peças e cases para montar seu portfólio.
Outro ponto importante é que muitas empresas estão valorizando funcionários que possuem algum trabalho voluntário. Isso mostra que por mais que o indivíduo tenha uma vida atribulada (como publicitário tem uma vida assim) ele é organizado na administração do seu tempo.
Agora, num vale sair por ai se candidatando a voluntário na primeira instituição que você vê. Isso é um trabalho sério e precisa de pessoas comprometidas. Se for só pra montar portfólio e dizer por ai que faz trabalho voluntário é melhor nem passar perto da porta de uma instituição.


3- Experiencia em currículo

Se você já passou pelo drama de preencher a área de experiencia profissional de seu CV e não tem nada, você um dia irá passar. É frustrante não ter o que colocar no currículo. 
E para rechear essa área tem gente que mente o lugar que trabalhou, coloca o armarinho da tia da prima da vizinha.
Um estágio não remuerádo pode ser a experiência que falta para a sua carreira, principalmente quando se quer fazer propaganda pelo lado do cliente.


ATENÇÃO
Muito cuidado ao escolher a vaga que vai se candidatar, tem empresa oferecendo estágio não remunerado em troca de mão de obra barata.
Só aceite um estágio sem dinheiro se tiver as seguintes condições:

- Efetivação após o término do contrato. A empresa precisa ter uma política de efetivação de estagiários caso contrário é pilantragem

- A empresa deve firmar parceria com a sua universidade caso o seu curso seja exigido estagio curricular

- Contrato de estágio.

- Tente negociar o vale transporte, mesmo que seja uma ONG. Se a empresa não puder pagar o vale transporte tente negociar os dias para não ficar tão pesado ao seu bolso.

Estágio não remunerado vale apena, ele contribui para você se inserir no mercado, ajuda a ter comprometimento sem contar a experiência na sua carreira, mais só aceite quando realmente tiver a certeza que haverá um aprendizado durante a sua estada na empresa, pois é preciso ter os dois lados (empresa e estgiário) da equação do aprendizado igualados.

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quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A pesquisa da internet para internet?!

A medida que investigamos as comunidades virtuais, nossa compreensão das transformações produzidas no contexto dos processos sócio- culturais aumentou, permitindo-nos entender melhor a arquitetura dessa nova cultura digital. Em outras palavras quanto mais fundo vamos na pesquisa, mas respostas obtemos e mais fácil poderemos produzir um projeto ou comunicação eficiente e eficaz.

A maioria das pesquisas em comunicação em ambientes virtuais utiliza métodos qualitativos emprestados das Ciências Sociais e Antropológicas, mas estamos em um novo ambiente que exige um repensar sobre a comunicação, pois as possibilidades de mediação da internet distinguem-se tanto pelas configurações tecnológicas quanto pelos interesses mercadológicos, sociais ou identitários. 

A pesquisa qualitativa online na era do E-commerce ( Comercio Eletrônico) exige novas fontes de dados e aproximações e a internet é muito eficiente para o comércio eletrônico porque a facilidade que esta tem de atingir diversas regiões ao redor do mundo é impressionante e com o crescente aumento do comércio eletrônico os acadêmicos e profissionais da propaganda e publicidade buscam insights através do emprego de pesquisa qualitativa na internet, que tem se mostrado uma ferramenta eficaz.

Em sua opinião Como seria ou deveria ocorrer sua incorporação nas práticas de pesquisa qualitativa?

Vamos debater esse questionamento na nossa página no  Facebook.
Acese, participe e vamos discutir esse tema.

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