sexta-feira, 25 de março de 2011

O que as agencias de Belém querem de Você - Por Glauber Marques


A série de posts O que as Agências de Belém querem de Você está de volta. teremos mais profissionais da pubs (publicidade para os intimos) dando as suas opiniões para que você possa direcionar o seu CV/portifa para as agências locais.
O convidado desta vez é o publicitário Glauber Marques. Glauber é Diretor de Criação da Amazônia 360, uma empresa especializada em soluções de comunicação integrada. Ele já rodou por várias agências da mangueirosa e tem experiência de sobra para dar o papo na real para vocês.

"O mercado publicitário em Belém é discreto em tamanho e em volume de investimentos, e isto é fato, porém, não em criatividade. Por isso, tenha sempre algo a mais para oferecer de você. Pois mesmo que se formem 'trocentos' publicitários todos os anos, achando que com o tal diploma garantirão uma vaga em agência aqui, uma grande parte acabará migrando para o bom e velho concurso público, porque ou não conseguirá uma vaga, ou se entediará de trabalhar, trabalhar, sem reconhecimento algum nem uma remuneração satisfatória, já que para conseguir isso, como nos ensinaram: é 10% de inspiração e 90% de transpiração.

Por isso, fica a dica: o futuro profissional que pretende viver da propaganda tem que aprender desde agora que bons diretores, redatores e demais, não se formam em faculdades, pelo contrário, eles nascem da vida, do cotidiano, do acúmulo de informações culturais e, é claro da paixão pelo fazer. As agências procuram justamente isso: profissionais comprometidos com o seu desempenho, que não meçam esforços para chegar aos objetivos, que usem sua criatividade para gerar bons resultados, que comprem suas ideias mais intensamente que os próprios clientes, que sejam obcecados por conhecer. E tenham sempre mais. Mesmo sendo puta redator, seja bom diretor de arte e vice-versa, lembrando sempre que a maneira de ganhar mais é você valer mais.

E para finalizar: aperte sempre o “F5” da sua vida! Se o povo todo já tá no illustrator e indesign, o que ‘raios’ você faz ainda no corel?!

Agora, brother, engata a 5ª marcha e segue reto toda a vida!
Grande abraços."

Glauber Marques

Para ler os outros posts da série é só clicar aqui

Leia Mais >>

quinta-feira, 24 de março de 2011

Revista Não Lugar


Sempre apoiamos projetos feitos por estudantes e profissionais de comunicação que usam o seu conhecimento para oferecer algo as pessoas, seja para melhorar a vida delas, seja para entretê-las.
A revista Não Lugar é um caso desses. 
Criada pelas publicitárias Kayla Sobral (e outros parceiros dela que não lembro o nome) a revista fala de cultura e arte contemporânea.
Eles estão recebendo trabalhos para a sua próxima edição que sai agora em abril. Quem estiver interessado é só mandar para o e-mail naolugar@naolugar.com.br 
Esse é mais um exemplo de projeto que pode ser usado como fura secretária e servir como currículo sem CV e ter notoriedade no mercado.
Para ler as últimas edições clique aqui, aproveita e segue a revista no twitter

Leia Mais >>

quarta-feira, 23 de março de 2011

Autoconhecimento para descobrir o momento certo para evoluir na sua carreira


Autoconhecimento é uma constante que sempre busco. Pesquisando sobre isso encontrei essa entrevista para o mundo corporativo da Rádio CBN sobre o auto conhecimento para nortear a sua carreira.
A entrevista é com a escritora do livro 'O jogo da transição' Mariá Giuliese. Vale apena dar uma ouvida.

Leia Mais >>

sábado, 19 de março de 2011

Feliz aniversário Ponto Zero


Os caras estão fazendo um ano de existência, mas parece que estão ai há muito tempo. Ponto Zero é um projeto de divulgação de cultura e idéias de Belém. O projeto é feito na raça, mas com muito profissionalismo. 

Você sabe o que é tirar do próprio bolso para pagar uma passagem de ônibus para cobrir um evento? Você sabe o que é ser reconhecido pelas pessoas e ter ingresso para eventos bacanas? Você sabe o que é correr atrás de uma boa pauta para colocar no site? Esses caras sabem. Eles fazem de um hobby a sua profissão.

Parabéns a toda a equipe do Ponto Zero, Parabéns a vocês bravos guerreiros.

Leia Mais >>

quarta-feira, 16 de março de 2011

Se aproveitando de crises e catástrofes para botar em prática idéias e ter um case real seu para portfólio


Para dar uma ajudinha na sua carreira separei dois exemplos que mostram como as catástrofes e crises podem ser uma catapulta para boas idéias, promover informação e ainda servir de portfólio para você.


1 - @caosrj

No final do ano passado acompanhamos a retomada dos morros cariocas por conta da polícia. Quando a imprensa chegou aos locais de reocupação, da presença policial, eles precisaram checar as informações para poder dar uma notícia com credibilidade. Para isso levava um tempo até terem a confirmação que um fato era boato ou verdade.
Percebendo esse atraso no repasse da informação o estudante jornalismo Pablo Tavares começou a verificar por conta própria  se algumas notícias eram verdadeiras  ou falsas e passou a postá-las em perfil que ele criou no twitter com o nome de @caosrj.

Pablo passou a ser uma fonte de consulta importante para a confirmação de noticias. Ele aproveitou a oportunidade para prestar um serviço de jornalismo cidadão.


2 - Belém Trânsito e o desabamento do Prédio da Real Construtora 


Em janeiro houve em Belém a tragédia do desabamento do prédio da Real Construtora. O Belém Trânsito percebendo a mesma demora dos veículos locais no repasse da informação começou um trabalho de checagem de informação dada por usuários no twitter e repassava aos seus seguidores se tal informação era verdadeira ou não.

Os dois casos mostram que a imprensa tradicional ainda está aprendendo usar as mídias sociais a favor do jornalismo e isso deixa abertura para que estudantes de comunicação, principalmente os de jornalismo, possam prestar serviços a sua comunidade para transmitir informação, checar fatos e passar notícia na frente dos veículos atuando como fonte de informação relevante, além de servir como um exercício de aprender do fazer jornalístico. Não esquecendo que isso pode virar um bom case para o seu portfólio.

Isso não se aplica só aos estudantes de jornalismo. Em Belém somos carentes de cobertura, via mídias sociais, de qualquer evento. Como disse no começo a falta de oferta de estágio ou emprego pode ser uma excelente forma de botar em prática idéias que poderão servir de vitrine para a sua carreira.
Pense Nisso.

Leia Mais >>

sábado, 12 de março de 2011

Camisa Nova e Yesbil Comunicação Digital marcaram presença na Semana de Calouros da UFRA


Com a intenção de disseminar a cultura digital e os benefícios do uso correto e criativo das mídias digitais em qualquer profissão, foi realizada no dia 3 de março durante a Semana de Calouros da UFRA a Oficina Redes Sociais na Prática. Para representar a Yesbil esteve presente o Atendimento e Planejamento da casa Artur Araújo que junto com José Calasanz, um dos editores deste blog apresentaram os benefícios de se utilizar as redes sociais como ferramenta de comunicação através de dinâmicas práticas que estimularam a participação de todos.

A participação do público superou as expectativas dos ministrantes da oficina, foram abertas 20 vagas e tivemos a presença de 40 pessoas que foram super participativas durante toda noite.


Nossos agradecimentos aos veteranos dos cursos noturnos de bacharelado em informática agrária e licenciatura em computação que organizaram a Semana dos calouros da UFRA, em especial a Lia Mesquita (Turma 2009 BIA), Adriana Maia (turma 2010 LCC), Artur (Turma 2010 de BIA), Liliane Martinez (turma 2009 LCC) e Michele Miranda (2009 1ª d BIA) que deram suporte durante nossa Oficina.


Leia Mais >>

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO