quarta-feira, 16 de março de 2011

Se aproveitando de crises e catástrofes para botar em prática idéias e ter um case real seu para portfólio


Para dar uma ajudinha na sua carreira separei dois exemplos que mostram como as catástrofes e crises podem ser uma catapulta para boas idéias, promover informação e ainda servir de portfólio para você.


1 - @caosrj

No final do ano passado acompanhamos a retomada dos morros cariocas por conta da polícia. Quando a imprensa chegou aos locais de reocupação, da presença policial, eles precisaram checar as informações para poder dar uma notícia com credibilidade. Para isso levava um tempo até terem a confirmação que um fato era boato ou verdade.
Percebendo esse atraso no repasse da informação o estudante jornalismo Pablo Tavares começou a verificar por conta própria  se algumas notícias eram verdadeiras  ou falsas e passou a postá-las em perfil que ele criou no twitter com o nome de @caosrj.

Pablo passou a ser uma fonte de consulta importante para a confirmação de noticias. Ele aproveitou a oportunidade para prestar um serviço de jornalismo cidadão.


2 - Belém Trânsito e o desabamento do Prédio da Real Construtora 


Em janeiro houve em Belém a tragédia do desabamento do prédio da Real Construtora. O Belém Trânsito percebendo a mesma demora dos veículos locais no repasse da informação começou um trabalho de checagem de informação dada por usuários no twitter e repassava aos seus seguidores se tal informação era verdadeira ou não.

Os dois casos mostram que a imprensa tradicional ainda está aprendendo usar as mídias sociais a favor do jornalismo e isso deixa abertura para que estudantes de comunicação, principalmente os de jornalismo, possam prestar serviços a sua comunidade para transmitir informação, checar fatos e passar notícia na frente dos veículos atuando como fonte de informação relevante, além de servir como um exercício de aprender do fazer jornalístico. Não esquecendo que isso pode virar um bom case para o seu portfólio.

Isso não se aplica só aos estudantes de jornalismo. Em Belém somos carentes de cobertura, via mídias sociais, de qualquer evento. Como disse no começo a falta de oferta de estágio ou emprego pode ser uma excelente forma de botar em prática idéias que poderão servir de vitrine para a sua carreira.
Pense Nisso.

3 Comentários:

Alamir disse...

Parabéns pelo blog, moçada... tá muito bom!!

José Calazans disse...

Valew Alamir.
Ficamos felizes que você tenha gostado.
Estamos tentando fazer com que nosso barulho também seja diferente.

PABLO TAVARES disse...

Fico feliz em ver que meu trabalho chegou longe.
Obrigado pela menção.

Ótima matéria.
Abcs

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO