sábado, 4 de dezembro de 2010

Enviando seu curriculum por email


Confesso que o post de hoje é sobre uma preocupação minha. As vezes estamos na internet, no site da nossa faculdade, no twitter e as oportunidades de emprego ou estágio aparecem e pedem que mandemos curriculum via e-mail. Geralmente com propostas que nos motivam, do tipo você é esperto, escreve bem, tem criatividade, é louco por redes sociais? Então temos um trabalho perfeito pra você. Venha estagiar em nossa empresa. Mande seu CV pro nosso e-mail, etc. Mas como vimos na primeira edição do fanzine 'Contrata eu Galvão', não basta apenas ser dedicado, esperto, ter experiência e tudo mais se na hora de colocar,de se apresentar no seu curriculum, você não souber fazer com que seu CV seja notado e não seja como mais um na mesa, ou melhor no e-mail de alguma secretária ou pessoal do RH. Fazer o diferencial é essencial nessas horas, por mais que você não tenha QI*, você tem que ser sincero e mostrar o seu diferencial, que você tem a somar para a empresa que irá te contratar. Os nãos fazem parte da vida e não podemos ficar nos mimimizando depois de receber um e ficar naquela de EU PODIA TER FEITO TAL COISA, AQUILO, PODIA TER SIDO DIFERENTE E ETC. Surfando pela net e pelos ótimos referenciais de sites e blogs com dicas,resolvi escrever sobre maneiras de como podemos fazer seu curriculum bombar!!

Égua, mas como assim, como posso fazer meu curriculum ser notado se eu só tenho um cursinho de Inglês, informática avançada, conhecimento em LIBRAS e tenho uma certa facilidade com redação, coisa que muitas outras pessoas também tem? A resposta disso é, mostrar que tenho atitude, que sei fazer BEM aquilo que estou descrevendo e que posso representar uma pessoa que vai trazer bons frutos onde quer que eu for trabalhar.

Primeiro de tudo, preste a atenção em anúncios de estágios ou empregos para que eles não estejam desatualizados e se estão realmente recebendo curriculum, pois é muito chato receber um e-mail dizendo isso: Desculpe-nos, mas a vaga foi preenchida há tantos dias. Feita essa verificação, devemos atentar para o seguinte detalhe: Quem vai receber o CV. Tem sempre o nome da pessoa responsável por esse recebimento, por exemplo, à Fulana de Tal – RH da empresa Ponto Quente*. Ah, é legal modificar a extensão do curriculum pra PDF, é sempre um formato muito utilizado e com ele não tem errada. Para iniciar seu curriculum, comece com sua descrição, quem é você, o que faz, também use palavras positivas, mostre que tem atitude e autoestima.

Nos dias atuais, existem coisas que não podemos escapar, como o QI. Se você conhece alguém que trabalha numa empresa interessante ou mesmo um amigo da facul, um primo ou alguém que possa te indicar, não se faça de rogado meu filho! Vá em frente, calce a sua sandalinha da humildade e peça pra alguém te indicar, pois existem algumas empresas que quando precisam de alguém, pedem indicações a funcionários e outras pessoas.

Não minta, não encha linguiça no seu curriculum, se perguntarem se você fala, escreve em Árabe e você não souber, responda a verdade. Escreva apenas o essencial em seu curriculum, seja objetivo, direto. Não ultrapasse duas folhas e não esqueça de por os seus endereços eletrônicos e endereços de redes sociais. Não precisa listar. Abra uma conta no meadicina.com, lá todas as suas redes e e-mails estarão a um clique. Depois que enviar, procure não ficar ansioso demais, por mais que você esteja desesperado, ou há muito tempo desempregado, pois nem tudo o que queremos ter é possível ou não vai ser tão bom pra gente, e as vezes desejamos muito um trabalho que não é pra gente, ter calma nessas horas é muito importante. O que é pra ser nosso, tem que ser nosso naturalmente!

Passados alguns dias que seu curriculum foi enviado, provavelmente irão te ligar ou te responderão com um e-mail o resultado da seleção. Não é de bom tom ficar cobrando resultados de seleções ou ficar ligando excessivamente pra empresa, é bom ter isso em mente pessoal, pois acabamos nos tornando chatos e isso pode diminuir nossas chances de ser contratado.

Se você não pode fazer cursos de atualização profissional, ou mesmo curso de extensão, procure se aprimorar a partir das ferramentas que você tiver disponível, pesquise na internet, leia muito e mantenha a sua mente sempre disponível para aprender coisas novas.

Leia Mais >>

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO